Semana de Quadribol : Domingo

Semana de Quadribol
E pra fechar com chave de ouro ( e daquelas bem grossas ) a nossa semana de Quadribol você vai se envolver com os movimentos especialmente criados para o Quadribol e a história dos Vagabundos de Wigtown e dos Vespas de Wimbourne!

O Quadribol de hoje!


O Quadribol continua a emocionar e a obcecar seus muitos fãs no mundo inteiro. Hoje, todo torcedor que compra entrada para uma partida de Quadribol tem a garantia de assistir a uma competição sofisticada entre pilotos altamente qualificados (a não ser, é claro, que o pomo seja capturado nos primeiros cinco minutos da partida, caso em que todos se sentem enganados). Nada comprova melhor nossa afirmação do que os movimentos complicados que foram inventados durante a longa história do esporte por bruxos e bruxas ansiosos por levar o jogo e eles mesmos o mais longe possível. Descrevemos alguns desses movimentos a seguir:

Bludger Backbeat (Rebate Falso) - Uma jogada em que o batedor gira o bastão e rebate o balaço para trás em vez de para frente. É difícil executá-la com precisão, mas a manobra é excelente para confundir os adversários. 
Dopplebeater Defence (Dupla Defesa de Batedores) - Os dois batedores rebatem o balaço ao mesmo tempo para lhe imprimir maior impulso, produzindo um contra-ataque de grande impacto.
Double Eight Loop (Defesa de Oito Duplo) - Defesa de goleiro, em geras usada contra o jogador que cobra uma penalidade, na qual o goleiro contorna os três aros do gol em alta velocidade para bloquear a goles. 
Hawkshead Attacking Formation (Formação de Ataque Cabeça-de-Falcão) - Os artilheiros formam um V e voam juntos em direção às balizas. Esta formação intimida fortemente o time adversário a força os outros jogadores a se afastarem para os lados.
Parkin's Pincer (Pinça de Parkin) - Recebe esse nome em homenagem à equipe original do Vagamundos de Wigtown, ao qual é atribuída a invenção desse movimento. Dois artilheiros assediam o artilheiro adversário, um de cada lado, enquanto um terceiro voa de frente diretamente contra ele ou ela. 
Plumpton Pass (Passe de Plumpton) - Movimento de apanhador: uma guinada aparentemente displicente em que recolhe o pomo para dentro da manga. Seu nome é uma homenagem a Rodrigo Plumpton, apanhador do Tornado de Tutashill, que empregou tal movimento em sua famosa captura recorde do pomo em 1921. Embora alguns críticos digam que o movimento foi acidental, Plumpton afirmou até o dia de sua morte que agiu intencionalmente. 
Porskoff Ploy (Ardil de Porskoff) - O artilheiro de posse da goles voa para o alto, levando os artilheiros adversários a acreditarem que ele está tentando se livrar deles para marcar, e então atira a goles para outro artilheiro do seu time que já está à sua espera para agarrá-la. É essencial uma perfeita sincronia de tempo. O nome da manobra é uma homenagem à artilheira russa Petrova Porskoff. 
Reverse Pass (Passe Revés) - Um artilheiro lança a goles por cima do ombro para um companheiro de time. É difícil acertar.
Sloth Roll (Giro da Preguiça) - O jogador se pendura por baixo da vassoura, agarrando-se firmemente ao cabo com os pés e as mãos, para evitar um balaço. 
Starfish and Stick (Pêndulo Estrela-do-Mar) - Defesa de goleiro em que ele segura a vassoura horizontalmente com uma da mãos, prende o pé no cabo e estica o braço e pernas. A Estrela-do-Mar jamais deve ser tentada sem uma vassoura. 
Transilvanian Tackle (Faz que Vai da Transilvânia) - Observado pela primeira vez na Copa Mundial de 1473, é a simulação de um soco direto no nariz. Desde que não haja contato o movimento não é ilegal, embora seja difícil evitá-lo quando os dois voadores estão voando em alta velocidade. 
Woollongong Shimmy - Aperfeiçoado pelos Guerreiros Woollongong da Austrália, esse shimmy é um movimento de ziguezague em alta velocidade, feito com intenção de desmontar o artilheiro adversário de sua vassoura.
Wronski Feint (Finta de Wronski) - O apanhador dispara em direção ao solo fingindo Ter avistado o pomo lá embaixo, mas se recupera do mergulho antes de atingir o campo. O movimento visa a obrigar o apanhador adversário a imitá-lo e colidir com o chão. Seu nome é uma homenagem ao apanhador polonês Josef Wronski. 

Vagamundos de Wigtown ( Wigtown Wanderes )


Vagamundos de Wigtown ( Wigtown Wanderes )


Esse clube de Borders foi fundado, em 1422, pelos sete filhos e um açougueiro bruxo chamado Válter Parkin. Os quatro irmãos e três irmãs formavam em todos os sentidos um time fantástico que raramente perdia um jogo, dizia-se que, em parte, pela intimidação que o time adversário sofria ao ver Válter postado a um lado do campo com uma varinha em uma das mãos e o cutelo de açougueiro na outra. Através dos séculos há um descendente dos Parkin no time de Wigtown, cujos jogadores usam veste vermelho-sangue com um cutelo prateado no peito.







Vespas de Wimbourne ( Wimbourne Wasps )


Vespas de Wimbourne ( Wimbourne Wasps )
O Wimbourne Wasps (Vespas de Wimbourne) usa vestes com listras horizontais amarelas e pretas com uma vespa no peito. Fundado em 1312, os Vespas venceu dezoito vezes o campeonato da Liga e foi duas vezes semifinalista da Taça da Europa. Acredita-se que seu nome vem de um incidente desagradável que ocorreu durante uma partida contra o Flechas de Appleby em meados do século XVII na qual um batedor, ao passar voando por uma árvore no perímetro do campo, notou um ninho de vespas entre os galhos e arremessou-o com uma bastonada em direção ao apanhador do Flechas; este teve mordidas tão numerosas que precisou se retirar da partida. Wimbourne venceu e dali em diante adotou a vespa como seu emblema de sorte. Os faz do Vespas (também conhecidos como "ferrões") tradicionalmente zumbem alto para distrair os artilheiros adversários que estão cobrando faltas. 


Acaba aqui a fantástica semana dedicada ao esporte mais amado pelos bruxos e bruxas! Durante essa maravilhosa semana falamos sobre quase tudo que envolve o nosso esporte tão querido : A evolução da vassoura voadora, a chegada do Pomo de Ouro, as bolas do Quadribol, as mudanças no campo desde o séc. XIV, as regras e faltas, a invenção da vassoura de corrida e também o Quadribol de hoje em dia! Também citamos as histórias e características dos principais times de Quadribol da Irlanda e da Grã-Bretanha : o Flechas de Appleby, o Morcegos de Ballycastle, o Catapultas de Caerphilly, o Canhões de Chudley, o Falcões de Falmouth, o Harpias de Holyhead, o Francelhos de Kenmare, o Pegas de Montrose, o Orgulho de Portree, o União de Puddlemere, o Tornados de Tutshill, o Vagamundos de Wigtown e o Vespas de Wimbourne! Espero que realmente de todo o coração que tenham gostado.