As bolas do Quadribol!
Os Balaços : Os primeiros balaços (ou "pedraços") eram, como vimos, pedras voadoras, na época de Mumps, tinham sido meramente desbastadas para assumirem uma forma arredondada. Apresentavam, porém, uma importante desvantagem: podiam ser quebradas pelas massas magicamente reforçadas dos batedores do século XV, caso em que todos os jogadores passavam a ser perseguidos pelos fragmentos de pedra pelo resto da partida.
Provavelmente deve ter sido esta razão de alguns times de Quadribol começaram a experimentar balaços de metal no início do século XVI. Ágata Chubb, especialista em artefatos mágicos antigos, já identificou nada menos que doze balaços de chumbo desse período, encontrados tanto em turfeiras quanto em Brejos ingleses. "São, sem a menor dúvida, balaços e não balas de canhão", escreve ela.
As leves mossas dos bastões magicamente reforçados usados pelos batedores são visíveis bem como as marcas inconfundíveis da manufatura bruxa (em oposição à trouxa) - a lisura da curvatura, a perfeita simetria. Um fato decisivo foi que cada um dos espécies voou pelo meu escritório e tentou me derrubar no chão quando sua caixa foi aberta.
Com o tempo, os bruxos descobriram que o chumbo era demasiadamente macio para a fabricação de balaços (qualquer mossa deixada nele afetava sua capacidade de voar em linha reta). Atualmente eles são feitos de ferro e têm vinte e cinco centímetros de diâmetro.
Os balaços são enfeitiçados para perseguir os jogadores sem discriminá-los. Se permitirmos que ajam livremente, eles atacarão o jogador mais próximo, donde a tarefa do batedor é rebater os balaços para o mais longe possível de seu próprio time.
O pomo de ouro : O Pomo de Ouro tem o tamanho de uma noz tal qual o Pomorim Dourado. É enfeitiçado para fugir da captura o maior tempo possível. Cantam que ouve um Pomo de Ouro que fugiu à captura durante seis meses na charneca de Bodmin em 1884 até que os dois times desistiram, desgostosos com a imperícia dos seus respectivos apanhadores. Os bruxos da Cornualha que conhecem aquela charneca insistem ainda hoje que o Pomo continua a vagar ali em estado selvagem, embora eu não tenha conseguido confirmar a história. ( Leia mais sobre o pomo de ouro aqui )
O Harpias de Holyhead ( Holyhead Harpies ) !
O Holyhead Harpies (Harpias de Holyhead) é um time galês muito antigo (fundado em 1203), único entre os times de Quadribol do mundo, porque sempre foi formado apenas por bruxas. As vestes do Harpias são verde-escuras e têm uma garra dourada no peito. A derrota infligida pelo Harpias aos Gaviões de Heidelberg em 1953 é considerada, pela maioria dos entendidos, um das melhores partidas de Quadribol a que já se assistiu. Com a duração de sete dias, o jogo foi encerrado com a espetacular captura do pomo pela apanhadora do Harpias, Dulce Griffiths. O capitão do Gaviões, Rodolfo Brand, num gesto que se tornou famoso, desmontou da vassoura no final da partida e pediu em casamento a capitã do time adversário, Gwendolyn Morgan, que o surrou com a sua Cleansweep Five.
O Francelhos de Kenmare ( Kenmare Kestrels ) !
Esse time irlandês foi fundado em 1291 e é mundialmente aplaudido pelas exibições animadas de suas mascotes leprechauns (duendes irlandeses) e pelas excelentes audições de harpa dos seus torcedores. Os Francelhos usam vestes verde-esmeralda com um "F" e um "K" amarelos rebatidos sobre o peito. Darrem O'Hare, goleiro do Francelhos de 1947 a 1960, foi capitão da equipe nacional irlandesa três vezes e é considerado o inventor da Formação Ataque Cabeça-de-falcão para artilheiros.