Semana de Quadribol : Quinta-feira

Semana de Quadribol

As regras e faltas do Quadribol!


Fim de semana chegando e para a maioria das pessoas o tédio vem acompanhando. Que tal gastar um pouquinho do seu tempo e aprender um pouco mais sobre as regras e as faltas do quadribol ?

As regras - As seguintes regras foram estabelecidas pelo Departamento de Jogos e Esportes Mágicos por ocasião de sua criação em 1750:
1. Embora não haja limitação à altitude a que um jogador ou uma jogadora podem voar durante uma partida, ele ou ela não podem deixar os limites do campo. Se um jogador ultrapassar esses limites, seu time deverá entregar a goles ao time adversário.
2. O capitão do time pode pedir "tempo" fazendo um sinal ao juiz da partida. Esse é o único momento que é permitido aos jogadores encostarem os pés no solo durante a partida. O tempo solicitado pode ser prorrogado até duas horas se uma partida já durou mais de doze horas. Decorrido esse tempo, se um time não retornar ao campo será desclassificado.
3. O juiz poderá aplicar penalidades contra um time. O artilheiro que vai cobrá-la deverá voar do círculo central para a pequena área. Os demais jogadores, exceto o goleiro adversário, devem se manter bem afastados enquanto a penalidade é cobrada.
4. A goles pode ser roubada das mãos de outro jogador, mas em circunstância alguma um jogador poderá tocar em qualquer parte da anatomia do outro.
5. Em caso de contusão, nenhum jogador será substituído. O time continuará a partida sem o jogador contundido.
6. É permitido levar varinhas para o campo, que, no entanto, não poderão ser usadas em circunstância alguma contra os jogadores do time adversário, as vassouras do time adversário, o juiz ou contra quaisquer das bolas ou espectador.
7. Uma partida de Quadribol só terminará quando o pomo de ouro for capturado ou por consentimento mútuo dos capitães dos dois times.

As faltas - A regras naturalmente "foram feitas para serem desobedecidas". O Departamento de Jogos e Esportes Mágicos registra setecentas faltas em quadribol e sabe-se que todas ocorreram durante a final da primeiríssima Copa Mundial em 1473. Sua lista completa, porém, nunca foi divulgada. Na opinião do Departamento, os bruxos e bruxas que vissem a lista poderiam "Ter idéias".
Por sorte tive acesso aos documentos referentes às faltas, ao pesquisar para este livro, e estou em posição de confirmar que o público em nada se beneficiaria coma a sua divulgação. Em todo o caso, noventa por cento das faltas arroladas são impossíveis de praticar, enquanto estiver em vigor a proibição (imposta em 1538) de usar varinhas contra o time adversário. Os dez por cento restantes, posso afirmar com segurança, em sua maioria, não ocorreriam nem aos jogadores mais desleais; por exemplo, "tocar fogo na cauda da vassoura do adversário", "atacar a vassoura do adversário com uma maça", "atacar um adversário com uma machado". Não queremos com isso dizer que os jogadores modernos de quadribol jamais infrinjam regras. Listamos a seguir dez faltas mais comuns.

Mutretar - Segurar a cauda da vassoura do adversário para retardá-lo ou atrapalhá-lo. Aplicável a todos os jogadores.
Trombar - Voar com intenção de colidir. Aplicável a todos os jogadores.
Guidonar - Engatar os cabos das vassouras visando a desviar o adversário do seu curso. Aplicável a todos os jogadores.
Catimbar - Rebater o balaço para as arquibancadas, obrigando as autoridades a acorrer para proteger o público. Por vezes a manobra é usada por jogadores inescrupulosos para impedir o artilheiro adversário e marcar um gol. Aplicável apenas aos batedores.
Acotovelar - Uso excessivo de cotoveladas nos adversários. Aplicável a todos os jogadores.
Bloquear - Enfiar qualquer parte da anatomia no aro do gol para empurrar a goles para fora. A função do goleiro é bloquear o aro pela parte da frente e não por trás. Aplicável apenas ao goleiro.
Conduzir - Manter a mão na goles enquanto ela atravessa o aro do gol (a goles deve ser atirada). Aplicável apenas aos artilheiros.
Furar a goles - Danificar a goles, isto é, furá-la para que caia mais rápido ou em ziguezague. Aplicável apenas aos artilheiros.
Roubar o pomo - Qualquer jogador, exceto o apanhador, que toque ou capture o pomo de ouro. Aplicável a todos os jogadores, menos ao apanhador.
Fazer escada - Mais e um artilheiro penetrar na pequena área. Aplicável apenas aos artilheiros.

O Pegas de Montrose ( Montrose Magpies )


Pegas de Montrose ( Montrose Magpies )

O Magpies (Pegas) é o time de maior sucesso na história da Liga Britânica e Irlandesa, cuja taça eles ganharam trinta e duas vezes. Duas vezes campeão europeu, o Pegas tem fãs no mundo inteiro. Seus muitos jogadores excepcionais incluem a apanhadora Eunice Murray (falecida em 1942), que certa ocasião pediu que inventassem "um Pomo de Ouro mais veloz porque o que existe é fácil demais", e Hamish MacFarlan (capitão de 1957-68), que continuou a sua bem-sucedida carreira no Quadribol como chefe do Departamento de Jogos e Esportes Mágicos, função que desempenhou brilhantemente. O Pegas usa vestes nas cores preta e branca com uma pega estampada no peito e outra nas costas. 




O Orgulho de Portree ( Pride of Portree )


Orgulho de Portree ( Pride of Portree )



Este time tem origem na Ilha de Skye onde foi fundado em 1292. O "Orgulho", como é conhecido por seus fãs, usa vestes roxo-escuras com uma estrela dourada no peito. Sua mais famosa artilheira, Catarina McCormack, capitaneou o time na conquista de duas Taças da Liga na década de 1960 e jogou pela Escócia trinta e seis vezes. Sua filha Meaghan joga atualmente como goleira no Orgulho. (Seu filho Kirley é o principal guitarrista na popular banda bruxa As Esquisitonas.)