O Diadema de Rowena Ravenclaw


O Diadema de Rowena RavenclawUm objeto muito procurado por estudantes através dos séculos, o diadema de Rowena Ravenclaw aumentaria a inteligência de quem o usasse. Pertenceu a Rowena Ravenclaw, ela própria era muito inteligente, e dizem que também muito bonita, com um rosto "um tanto intimidador e austero". Rowena Ravenclaw, uma dos quatro fundadores de Hogwarts e criadora da casa Corvinal, foi a bruxa mais brilhante de sua época, embora as lendas digam que um coração partido - de causas desconhecidas - contribuiu para a sua morte precoce. Desenvolveu o sistema de Escadas Movediças da escola. Foi mãe de Helena Ravenclaw, a Dama Cinzenta, fantasma residente da Corvinal, quem roubou seu diadema da sabedoria.
A filha de Ravenclaw, Helena, roubou-o com o intuito de superar a mãe e escondeu-o numa floresta albanesa antes de ser morta pelo Barão Sangrento. Rowena agiu como se nada tivesse acontecido, e ninguém soube do paradeiro da joia, considerada desaparecida - até que Tom Riddle descobriu sua localização persuadindo o fantasma de Helena, conhecido em Hogwarts como Dama Cinzenta.
Voldemort escondeu o diadema na Sala Precisa, e Harry inadvertidamente descobriu sua localização ao esconder seu livro de poções em Enígma do Príncipe. No ano seguinte, Harry, Rony e Hermione revisitam a sala em busca do diadema, e são descobertos por Draco Malfoy, Crabbe e Goyle. Segue-se uma luta, no qual Crabbe conjura Fogomaldito, criando um incêndio tão forte que acaba por matá-lo e destruir o fragmento de alma que havia na horcrux.
Para criar essa Horcrux, Voldemort matou um camponês da Albânia.