Uma criatura fascinante : A Fênix

Fênix Harry Potter Fawkes
Ah, as fênix, são criaturas fascinantes, capazes de transportar cargas muito pesadas, extremamente fiéis. Quando se diz que a fênix é uma criatura fiel, não estamos de brincadeira. Quando seu dono morre, a fênix faz um canto melancólico, e depois junta-se ao dono em uma morte sem ressurreição de suas cinzas. A fênix é um pássaro magnífico, de cor vermelha e porte de cisne, com um longo rabo, bico e garras douradas. Faz ninho no cume de montanhas no Egito, Índia e China e tem uma vida longuíssima porque é capaz de se regenerar, irrompendo em chamas quando seu corpo entra em decadência e ressurgindo das cinzas novamente jovem.
Pássaro manso, a que não se atribuem mortes, e se alimenta apenas de ervas. A exemplo do Oraqui-Oralá, ela pode desaparecer e reaparecer quando quer.
Seu canto é mágico: acredita-se que aumente a coragem dos puros de coração e atemorize os impuros de coração. Suas lágrimas possuem poderosas propriedades curativas.
A Fênix recebe a classificação XXXX do Ministério da Magia não porque seja agressiva, mas porque pouquíssimos bruxos conseguiram domesticá-la.