DIY : Luminária de Harry Potter com latinha!



Olá! Eu juro que queria fazer um vídeo, é bem mais fácil pra vocês entenderem, mas a minha câmera é péssima! Também peço desculpas por tudo que for de má qualidade nesses tutorial e peço que, apesar de ser um post bem grande, prestem bem atenção, porque cada detalhe vai fazer a diferença! A latinha da foto foi a que fiz bem antes e deu super certo porque o desenho foi perfeito pra ela, escolham bem o desenho! Vamos aprender !?






MATERIAIS


1 latinha
Um martelo
Pincel
Tinta
Um prego
Tempo e paciência



A minha latinha foi a pior possível. Prefiram latas que não tenham esse "torcido", não sejam tão estreitas, e com rótulo de papel, que possa ser retirado. Se você tiver tinta spray, melhor, e se não tiver pode diluir em um pouquinho d'água e colocar nesses sprayzinhos onde vem acetona, doces, etc. Aliás, eu usei tinta acrílica, você encontra em qualquer papelaria ou lojinha de 1,99 por aí, pague 1,80 nesse potinho. 

PASSO A PASSO

1 - Coloque água na latinha, não precisa ser até a boca, e deixe no congelador. Se você deixar da noite pro dia, como eu, há grandes chances de acontecer isso com o fundo, mas não se preocupe, no final eu explico como arrumar, e procure não deixar muito tempo congelando, se não pode acontecer do fundo estourar. Antes que me perguntem : Você PRECISA SIM congelar. Se você não fizer isso, quando for martelar o prego, a latinha vai se achatar e o furo não faz. 


2 - Pegue um pincel com um pouquinho de tinta e marque o desenho que você vai querer. Não precisa ser certinho, é só pra você não sair furando às cegas. Detalhe : Pense bem no seu desenho : eu escolhi um que não ficou bom pelo fato da minha latinha cer muito estreita. Tente usar um desenho que fique com um tamanho e aparência boa pras medidas da sua latinha. 


3 - Escolha um ponto inicial : eu quis começar pela cicatriz. Você pode variar os tamanhos dos furos, enfiando mais ou menos o prego. É só posicionar o prego no lugar que você quer e ir martelando. Lembrando que o desenho foi só uma base, você precisa tentar formar um desenho harmonioso. 


4 - Continue o processo por todo o desenho. Lembrando que a tinta provavelmente vai ficar saindo então em vez de fazer o desenho todo, você pode ir desenhando parte por parte e ir furando. Como eu disse, leva tempo e paciência. Quando acabar, use um papel toalha pra ir limpando a tinta que ficar. 



5 - Descongelamento : Como a minha latinha é bem pequena, demorou muito pouco, eu apenas fiquei chacoalhando ela e o gelo foi se quebrando. Mas, como cada latinha é diferente, pode não ser assim pra você. Com latinhas maiores pode levar de uma até duas horas pra descongelar completamente. Você apenas precisa ter paciência e esperar que todo o gelo saia, pra continuar. 


6 - Se o fundo da sua latinha não ficou estufado esse passo não é necessário. Se ficou, você precisa ir batendo levemente com o martelo até o fundo ficar de um modo que a latinha possa parar em pé tranquilamente. 


7 - Pintura : Realmente o spray é a melhor alternativa. A pintura com o pincel não fica lá essas coisas, mas da pra quebrar um galho, e, como eu já disse, o meu desenho ficou tão estranho porque a latinha é muito estreita, por isso, vou repetir : prefiram latas grandes. Você vai passara a primeira mão, ATENÇÃO, todas as partes da pintura devem ser passadas com calma e mão leve, se não você vai estragar logo de cara, Após passar a primeira mão espere um tempo até secar bem : o meu levou mais ou menos uns 20 minutos. é importante esperar secar bem porque se não todas as vezes que você for passar a mão seguinte vai estragar a que você já fez e não vai conseguir pintar nada, por isso, não diga que não avisei! Como eu já disse, usei tinta acrílica, você pode usar qualquer tipo de tinta que tenha em casa que pegue no alumínio, ok ? Dependendo da tinta, vão as mãos. O meu precisou de três mãos pra ficar razoável, então o seu pode levar duas, três ou até quatro, o importante é a lata ficar bem pintada. Forre um jornal no seu local de pintura, para evitar manchas e muita sujeira. 

1ª mão.

2ª mão.

3ª mão.

ESTA PRONTA!

Devo admitir, que a minha ficou péssima. O que estragou foi a má escolha do desenho certo pra latinha, por isso pensem bem no desenho que vão querer. Você pode acender uma vela e colocar na latinha, ou pode usar também uma daquelas lanternas pequenas, eu usei vela. Aproveitem a ideia, espero que tenham gostado. Se você tiver alguma dúvida, alguma sugestão para o próximo DIY, alguma mensagem, enfim, você pode entrar em contato conosco pelo nosso facebook , twitter ou pelo próprio blog. Até mais!