Severus Snape

Nome: Severo Prince Snape
Significado do nome Severo: conotação óbvia de severidade e seriedade. Possível alusão ao Imperador Romano Lucius Septimius Severo, que reconstruiu o Muro de Hadrian e defendeu Clodinus Albinus e Pescennius Niger. Também há alguns santos com o nome de “Severo”
Significado do sobrenome Snape: J.K.R disse em uma entrevista que Snape é um vilarejo Inglês, provavelmente ao norte de Yorkshire, próximo ao Muro de Hadrian. Neste vilarejo há um Castelo de Snape. Há outro vilarejo chamado Snape próximo a Saxmundham, a noroeste de Ipswich, próximo ao Rio Alde.
Snape (verbo inglês): significa ser duro, esnobe, rebuscado; do Inglês antigo “desonrar, ultrajar, desgraçar”.
Apelido: "Ranhoso" (usado por Tiago Potter e Sirius Black), Sev (usado por Lílian).
Também conhecido como: "O Príncipe Mestiço"
Nascimento: 9 de janeiro de 1960
Morte: 1º de maio 1998, durante a Batalha de Hogwarts, por volta de uma hora antes da queda de Voldemort
Olhos: pretos, sem brilho, vazios como túneis escuros
Cabelo: preto e oleoso
Marcas características: Marca Negra
Roupas e acessórios: capa preta que fica esvoaçando atrás dele
Hobbies: atazanar a vida de Harry e dos alunos que não são da Sonserina
Citado em: Profeta Diário, sendo procurado pela comunidade bruxa pelo assassinato de Dumbledore

Snape era um homem alto e magro, com uma pele amarelada e um nariz grande em formato de gancho. Ele tinha cabelos negros e oleosos na altura dos ombros que emolduravam seu rosto como uma cortina. Seus olhos negros e frios assemelham-se a túneis escuros; a cor deles parecia similar aos olhos de Hagrid, mas não continham a ternura do meio-gigante.
Ele tinha lábios finos, um sorriso desdenhoso, dentes amarelos e desiguais e freqüentemente falava com uma voz suave. Assim como a Professora McGonagall, Snape tinha a habilidade de manter os estudantes quietos sem esforço. Ele preferia usar roupas pretas, vestes esvoaçantes, dando a ele uma aparência semelhante à de um morcego.
Tinha a Marca Negra tatuada em seu antebraço esquerdo, que desbotou durante os anos da queda de Voldemort e começou a ficar mais nítida conforme a força do Lorde das Trevas crescia.
Quando era adolescente, Severo era pálido, com cabelos oleosos e pernas magras. Ele usava roupas de baixo acinzentadas.
Snape era notável por ser muito inteligente e por ter perícia em mais de uma disciplina mágica. Em sua adolescência, ele estava desenvolvendo seus próprios feitiços, assim como descobrindo meios de melhorar os métodos padrões de preparação de poções.
Como professor, era um educador rígido com pouca tolerância a brincadeiras. Ele estabelecia um alto padrão para seus alunos e se recusou a aceitar qualquer estudante em sua aula de Poções de nível NIEMs. que não tivesse obtido “Ótimo” nos NOMs. Ele fazia seus alunos trabalharem até o último minuto de aula e, ao se aproximarem dos feriados, recusava-se a deixar que eles relaxassem e jogassem em classe. Snape era normalmente considerado como desagradável e sarcástico.
Ele tinha a tendência de guardar mágoas e podia ser extremamente odioso àqueles que mereciam seu desagrado. Enquanto o desdém de Snape aos Marotos pode ser compreendida devido a história que eles compartilharam, o desdém que ele tinha aos alunos da Grifinória como Harry, Hermione e Neville parecia ter sido mal empregada ou exagerada. Snape agia intimidantemente em relação aos alunos que ele menos gostava: ele freqüentemente fazia comentários irônicos sobre eles e não se preocupava em humilhar alguém em sua aula que considerasse essa pessoa merecedora. Ele também tendia a punir estudantes que o desagradavam pessoalmente de forma rígida, mas omitia qualquer quebra de regras feita por alunos favorecidos por ele, particularmente aqueles de sua própria Casa.
Apesar do seu lado vingativo, Snape era um aliado corajoso e leal à Ordem, motivado por sua devoção à memória de sua antiga amiga, Lílian Evans, que ele amou – ainda que obsessivamente – da infância até a morte.
Snape era um homem intensamente reservado e via demonstrações emocionais como um sinal de fraqueza. Como um Oclumente, ele era perito em ocultar seus pensamentos e sentimentos, o que o permitia manter a calma e controlar sua conduta. Entretanto, houveram lapsos ocasionais em seu autocontrole, ele era especialmente propenso a acessos de raiva quanto se tratava de Harry Potter e Sirius Black. Snape também se tornava inevitavelmente furioso sempre que era acusado de covardia. Snape era um Oclumente extraordinário; sendo assim, ele sem dúvida tinha um controle incrível sobre suas emoções, e demonstrava desdém.
Poucas emoções fora a aversão – à Harry, Tiago, Sirius, Remo e Moody – poderiam ser discernidas em suas reações ao decorrer dos anos. Exemplos dessas reações cuidadosamente medidas foram quando ele agarrou o encosto de uma cadeira com muita força depois de ter ouvido que alguém tinha sido levado à Câmara Secreta e o movimento brusco de sua mão quando Narcisa o fez jurar que mataria Dumbledore se parecesse que Draco falharia.
Severo era extremamente orgulhoso, mas parecia ter uma sede por auto-afirmação, a qual ele satisfazia parcialmente ao intimidar seus alunos. Isso provavelmente foi causado pelas provocações que ele sofreu na escola nas mãos dos Marotos. Depois que ele matou Dumbledore, Harry o instigou a ficar e lutar ao invés de fugir e o chamou de covarde.
Snape se tornou desumanamente furioso, como se não houvesse insulto pior; ele certamente sabia que suas ações como agente duplo necessitavam de uma imensa quantidade de coragem e habilidade. Em particular, o assassinato de Dumbledore – se foi realmente planejado previamente pelo diretor, quase contra a vontade de Snape – tinha definitivamente exigido muita coragem.
Snape tinha sido amado por alguém, o que o fez mais culpável que Voldemort por ser uma pessoa tão terrível.
Sangue: mestiço
Pai: Tobias Snape
Mãe: Eileen Prince Snape
Melhores amigos: a única pessoa que já chamou de amiga foi Lílian Potter. Teve afinidade com DumbledoreNarcisa Malfoy,Avery e Mulciber.
Inimigos: Voldemort e Comensais da Morte
Relacionamentos: amava Lílian Evans Potter
Moradia: Rua da Fiação
Objetos: Penseira (emprestada de Dumbledore)
Poderes especiais: Foi dito que Snape era um bruxo muito poderoso, e de ter sido um estudante talentoso. Snape teve inúmeras habilidades em vários aspectos das artes mágicas.

  • Severo inventou diversos feitiços durante seus dias como estudante de Hogwarts, alguns deles consistiam de magia negra, notavelmente o Sectusempra. Snape foi facilmente capaz de cuidar de Draco Malfoy após Harry ter lançado o feitiço contra o garoto.Preparação de Poções:
     Snape era um excelente preparador de poções. Remo Lupinmencionou que Severo era um dos poucos bruxos capazes de preparar a Poção de Acônito. Quando Slughorn mencionou a aparente habilidade natural de Harry em preparar poções, ele notou que nem mesmo Severo fez a Poção do Morto-Vivo tão perfeitamente na primeira tentativa – uma comparação que irritou muito Snape.
  • Artes das Trevas: Snape sempre esteve interessado nas Artes das Trevas, desde muito jovem, e teve um vasto conhecimento sobre o assunto. Alvo Dumbledore confiava muito em sua habilidade de lidar com a magia negra; Severo cuidou do diretor depois que o segundo enfrentou as maldições que protegiam o Anel de Servolo. Dumbledore também pediu que Harry o levasse a Snape depois de sair daCaverna. McGonagall ordenou que Filch levasse o colar de opalas amaldiçoado à Snape depois que Cátia Bell foi machucada.
  • Criador de Feitiços: enquanto estudante de Hogwarts, Snape tinha o dom de criar novos feitiços. Alguns dos feitiços que ele criou foram Sectusempra, o Levicorpus não-verbal e seu contra feitiço Liberacorpus.
  • Perito em Legilimência/Oclumência: hábil nas artes de Legilimência e Oclumência, Snape era capaz de acessar a mente de outras pessoas, e proteger seus próprios pensamentos. Como um Oclumente, Snape foi capaz de ocultar sua traição de Lorde Voldemort, que era provavelmente o mais hábil Legilimente de sua época.
  • Feitiço do Patrono: Snape era o único Comensal da Morte capaz de produzir um Patrono o qual, como o de Lílian Potter, era uma corça. A razão mais provável para isso era que Snape não era um Comensal da Morte leal, e que seu amor incondicional por Lílian era ainda mais forte que sua prática das Artes das Trevas.
  • Hábil duelista: Snape se mostrava um talentoso duelista, capaz de barrar sozinho (mesmo que brevemente) um grupo de três professores que incluía Horácio Slughorn, o antigo campeão de duelos Filio Flitwick e a bruxa extremamente poderosa Minerva McGonagall.
  • Vôo: Snape podia voar sem o uso de uma vassoura. O único bruxo fora ele que se sabia ser capaz de fazer isso é Lorde Voldemort, que provavelmente inventou o método e ensinou Snape.
  • Curandeiro: Snape também parece ter tido o talento para a cura, pois ele ajudou a salvar Cátia Bell após ela ter tocado um colar amaldiçoado, e Dumbledore depois do percalço do diretor com o Anel de Servolo. Também curou facilmente Draco quando Harry usou o Sectusempra no garoto.
Forma do Patrono: corça, semelhante ao patrono de Lílian.
Pior memória (dementadores): quando chamou Lílian de sangue-ruim, o que ocasionou a perda da amizade dela. E, posteriormente, quando ele se deu conta de que Voldemort havia decidido procurar pelos Potter por causa da profecia que ele ouviu de Sibila Trelawney e repassou incompleta para o Lorde das Trevas, o que ocasionou na morte de Lílian.
Vê testrálios: sim
Casa: Sonserina
Matrícula: ano letivo de 1971/1972
Formatura: ano letivo de 1977/1978
Cargos: possivelmente monitor
Matérias cursadas a partir do sexto ano: desconhecidas, mas é provável que Poções e DCAT estavam presentes
Emprego antigo: professor de Poções em Hogwarts (1981-1996), professor de DCAT em Hogwarts (1996-1997), diretor da Sonserina(1981-1997), diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts (1997-1998).
Associações e afiliações: Ordem da Fênix e Comensais da Morte
Condecorações: quase ganhou a Ordem de Merlim em 1994 pela "captura" de Sirius Black
Ficha policial: denunciado como um Comensal da Morte no julgamento de Igor Karkaroff, já tinha sido inocentado por ter espiado à favor de Dumbledore, e atualmente foragido por ter matado Dumbledore