Como vocês já devem saber, muitos cristãos, judeus, ortodoxos, etc. consideram a série de livros escritos por J. K. Rowling com sub-textos ocultistas e satanistas. Nos Estados Unidos, o apelo para que os livros sejam banidos das escolas tem levado a vários debates legais, os que defendem tal banimento usam como base o fundamento de que a feitiçaria é uma religião reconhecida pelo governo e que permitir que os livros sejam usados nas escolas públicas violaria a Separação entre a Igreja e o Estado. A oposição religiosa tem também emergido em outras nações. As igrejas ortodoxas da Grécia e Bulgária têm campanha contra a série, e membros do Vaticano têm manifestado sua oposição. Os livros foram banidos das escolas privadas no Emirados Árabes Unidos e criticados pelo Estado iraniano de gerência imprensa.
As respostas a estas alegações vêm de vários lados. Defensores da série afirmam que a magia de Harry Potter tem pouca semelhança com as magias da vida real do ocultismo ou da bruxaria, e que nos livros tal magia se aproxima mais a magia de Cinderela, Branca de Neve e outros contos de fadas, e também se aproxima das obras de C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien, ambos autores frequentemente apoiada por cristãos. Longe de promover uma religião particular, alguns argumentam, os romances de Harry Potter saem de seu caminho para evitar discutir religião. No entanto, a autora dos livros, JK Rowling, descreve-se como uma cristã praticante, e muitos têm observado várias referências cristãs que ela incluiu no final do romance de Harry Potter, Harry Potter and the Deathly Hallows.
Mas as respostas religiosas à Harry Potter não são exclusivamente negativas. "Pelo menos tanto como eles foram atacados a partir de um ponto de vista teológico", observa Rowling, "[os livros] foram louvados e levados ao púlpito, e, muito mais interessante e gratificante para mim, tal aconteceu em diversas confissões."
Depois de pesquisar sobre o assunto eu fui atrás de uma entrevista e pensei em uma pessoa muito religiosa e simpática que conheço : a minha vizinha. Ela participa frequentemente da Igreja Adventista do sétimo dia e me acolheu com opiniões sinceras, interesse e mente aberta para debater o assunto. Veja a entrevista a seguir, ela será identificada como (S) e eu (E).
----------------------------------------------------- ENTREVISTA -----------------------------------------------------
(E) - Você acredita que a franquia 'Harry Potter' foi criada com o intuito de atrair crianças e adolescentes para a Magia Negra (clique aqui para saber mais) ?
(S) - Na minha opinião não, mas existem aquelas pessoas que se deixam influenciar, positiva ou negativamente.
(E) - Na sua opinião, a história ser voltada para o mal que há no mundo é bom ou ruim para as crianças ?
(S) - Eu diria aceitável, pois a realidade desse mundo vai muito além.
(E) - Você acredita que a série é relacionada a um modo anti-religião ?
(S) - Não. Toda religião mostra a luta entre o bem e o mal.
(E) - Você já leu ou assistiu algum livro ou filme da série ? O que achou ?
(S) - Sim ... Interessante e desafiador.
(E) - Em sua opinião, toda essa fantasia e imaginação com muitas verdades sobre a realidade faz bem pra quem assiste/lê ?
(S)- Acho que sim. Apesar de ser ficção mostra os lados reais da vida.
(E) - Sobre a morte, de certa forma, 'reger' a história, ensinando a lidar e conviver com ela, isso é importante pra quem acompanha a história ?
(S) - Lidamos com a morte todos os dias, talvez para alguns seja um modo de entende-la e aceita-la de uma forma menos dolorosa.
(E) - Pra encerrar, se você tivesse chance assistiria ou leria a série ?
(S) - Sim, é sempre bom abranger o conhecimento!
Você conhece alguém religioso que critica a história ? Alguém religioso que apoia a história ? Você costuma debater isso ? Comente, compartilhe, curta!